DÁ CANSEIRA, VIU?!

Já faz tempo tenho recebido e-mails como se fossem do Bradesco dizendo que tenho que me recadastrar para seguir utilizando o internet banking. O detalhe é que além de eu estar fora do Brasil há 8 anos, não tenho, nem nunca tive, conta no Bradesco!

Agora o e-mail mudou, é da Caixa dizendo:

“Para a CAIXA, segurança é prioridade no Intenrnet Banking CAIXA. Por isso a partir de agora é obrigatório a instalação do Componente de Seguranca do Internet Banking CAIXA. (…)”

Depois dá um link para a instalação de um executável (!!) e coloca um número de telefone como se fosse do Help Desk da CAIXA.

Também não tenho conta na CAIXA… Mas e os que tem e são novatos, ou ingênuos, no mundo virtual, como ficam? Se ferram, né?!

O detalhe é que os e-mails são sempre .gov.br, o que na vista de uma pessoa inexperiente, dá credibilidade na falcatrua! O do Bradesco era bradesco -arroba- bradesco.gov.br (o verdadeiro e-mail do Bradesco deveria ser bradesco.com.br) e o da CAIXA veio como caixa -arroba- caixa.gov.br (e sim, a CAIXA  seria … -arroba- caixa.gov.br).

Então se ainda tem alguém que passe por aqui e não tenha experiência no mundo virtual, o recado está dado: NENHUM BANCO SE COMUNICA COM SEUS CLIENTES VIA E-MAIL!

3 comments

  1. Maria says:

    Naluh,

    Meu procurador no BR tem recebido telefonemas do banco para eu liberar um cartão. O banco não liga para perguntar se vc liberou um cartão….
    Quando entramos em contato com o gerente, ele reafirmou que era falso mesmo e que estavam tendo problemas, pois vários clientes estavam reclamando, o que me leva a concluir que informações cadastrais vazaram, certo?
    É um absurdo…. agora não estamos seguros pela internet, telefone, caixa eletrônico. Ok, sabemos nos esquivar desses predadores, mas concordo com vc. E quem não sabe ou não tem experiência?

    Ótimo post.

  2. Mauro says:

    Meus filtros de e-mail param quase todos esses e-mails, mas volta e meia algum passa… recebo e-mails de tudo quanto é banco pedindo para eu recadastrar minhas informações, só que não tenho contas neles… 🙂

    Infelizmente tem muita gente por aí que não é esclarecida e que se recebe um e-mail assim, acaba recebendo e entregando suas informações para os phishers.

  3. Naluh says:

    Dá uma raiva, né?!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *