NÁUSEA E QUIMIOTERAPIA

BCATENÇÃO: Todas os remédios deste post são vendidos apenas com receita médica! A auto-medicação é muito perigosa especialmente em tratamentos com remédios tão fortes onde várias drogas podem dar reações até fatais em combinação com a quimioterapia propriamente dita. Esses remédios podem ser sugeridos à sua equipe médica, mas apenas eles têem a autoridade e o conhecimento para decidir o que combina com o tipo de quimioterapia que você esteja ou vá tomar. NÃO ESTOU SUGERINDO A INGESTÃO DE NENHUM DOS MEDICAMENTOS CITADOS!

Não conheço ninguém que tenha feito quimioterapia e não tenha tido náuseas, e muita! No meu caso eram constantes, 24 horas por dia, 7 dias por semana! As drogas de quimio são tão fortes que eu tinha que começar tomando remédio para enjôo um dia antes de tomar a aplicação. Quando estava na quimioterapia, me davam 7 drogas IV (intra-venosa) pré-quimio, 5 delas para enjôo! E depois de passar a quimio e os dias ruins (7 dias ruins, 14 bons e daí a próxima aplicação), continuava tomando 3 desses remédios 3 ou 4 vezes ao dia!

Emend (aprepitant), Zofran (ondasetron), Ativan (lorazepan – muita gente acha que este remédio é apenas um ansiolítico, mas também é indicado para enjôos em casos de quimioterapia), Anzemet (dolasetron) e Decadron (dexametasona), esteróide que no caso de quimioterapia é utilizado para evitar reações alérgicas e enjôos. Mais o omeprazol para evitar azia e proteger o estômago.

Mesmo com tudo isso, os enjôos estavam presentes o tempo todo, mas eram razoavelmente controláveis. Eu só vomitei (ô, palavrinha feia!) uma vez durante o tratamento todo!

Junto com os enjôos, eu tinha a boca e a garganta muito irritados, com cortes na língua e na bochecha. Isso fazia com que fosse difícil comer qualquer coisa! Tudo doía, ardia. Muito sal nem pensar! Qualquer pimentinha tinha que passar longe de mim! E os sabores todos mudaram! As drogas de quimio destróem as papilas gustativas – os “identificadores” de sabor. Comidas adoradas viraram odiadas e vice-versa! Até água tinha gosto ruim!!

No tempo todo da quimio, a melhor comida para mim era canja! Santa canja! Outra coisa que eu sentia muita necessidade quando eu começava a me sentir bem de novo era carne vermelha! Parecia um vampiro atacando os steaks! E frutas… bastante frutas cítricas, principalmente tangerinas e grapefruits! Só não aguentei maçãs pois tinham gosto de farofa de borracha!!

Todo o planejamento do meu tratamento foi muito bem feito e passei razoavelmente bem! Não tive grandes anemias, minha hemoglobina e leucócitos quase não baixaram, e permaneci forte o tempo todo sem ter nenhuma infecção oportunista.

Juntamos a sorte, com um excelente tratamento e equipe médica com o mais importante de tudo: o apôio constante e intensivo do meu marido, da minha irmã e meus pais, sem contar o apôio a distância da minha família no Brasil, os ensinamentos do meu irmão ao longo de anos, e ajuda da minha ex-sogra gringa que passou pela mesma experiência 13 anos atrás e me ensinou muitas coisas.

14 comments

  1. Mauro says:

    Se o problema é dar reação, por que não tomou remédio homeopático, não dá reação nenhuma. Tá certo que não dá nem a “ação” também. 😛

  2. Naluh says:

    Pois é… Na verdade esse é um dos temas para um próximo post!!!

  3. Delma says:

    Oi Naluh
    Vim até o seu blogue através do site da Virgínia – Além do Atlântico…nossa, parabéns por tanta garra e determinação…perdi o meu pai e a minha mãe em um espaço de 4 anos – ambos de câncer – extremamente agressivos, a sobrevida deles foram de 2 meses para a minha mãe e 1 mês para o meu pai. Sempre procuro por pessoas que passaram (e passam) por isso para ver se um pouquinho da minha tristeza vai embora, ao saber que alguém conseguiu vencer essa triste doença;
    Parabéns, muita saúde e paz

    Delma

  4. Inis says:

    só qro mandar bjoo e dizer q tô com uma baita saudade…

  5. Márcia Mello says:

    Naluh,

    Obrigada pela dica do gengibre, eu fiz a minha 4ª quimio e até então só havia sentindo muitas dores nas articulações principalmente nas pernas , desta vez apareceu este enjoo terrível , ja vomitei uma vez ( palavra feia mesmo) e continuo enjoando será que passa com alguns dias ? Eu fiz no dia 120/12/12 ?

    Bjs e obrigada pela força.

  6. Naluh says:

    Oi, Marcia! Passa, passa sim! Uma outra coisa que me ajudou muito, na verdade era das poucas coisas que eu conseguia comer com prazer, era grapefruit e laranja, ambas sem aquela pele branca entre os gomos! E ajudava muito com os enjôos!
    Onde você está? Como me achou? O que posso fazer por você??
    Beijos, muitos! E força que por mais que tudo isso pareça não ter fim, tem sim! E você vai ser uma pessoa mais feliz, mais plena, mais sua própria essência!! 😉

  7. Ronan says:

    Oi Naluh eu me chamo Ronan moro em FORMOSA GOIAS eu li estes comentários
    E fiquei muito curioso porque estou muito desesperado pq minha mãe esta com canse no seio e enfrentou sua primeira quimi o ela esta vomitando muito sei que e uma palavra muito feia mas ela precisa de ajuda ela não come nada estou mito preocupado por favor se vc souber de algo que pare ou diminua os vômitos me diga por favor agradeço desde já

  8. Naluh says:

    Oi!! Só vi sua mensagem hoje! Desculpe! Estou lhe mandando um e-mail para que possamos nos comunicar mais fácil!
    A única coisa que posso indicar sem que ela consulte o médico dela, é gengibre. Chá de gengibre, bala de gengibre… E Sprite geladinho! Parece bobagem, mas funciona!
    Um super abraço para sua mãe!!

  9. Dionisio J S Carvalho says:

    Ola a todos que estão nessa mesma esperiencia indesejada.Fiz uma cirurgia do intestino a aproximadamente 45 dias e estou na minha primeira seção de quimio. Dentro das possibilidades de cada,ficarei grato se receber informações de como enfrentar esses momentos com menos dor.Obrigado e força para todos.

  10. Oi naluh, minha tia esta com problemas com a cumida, não consegue comer nada amanhecido, mais sente fome e não quer comer, por medo que a dor de estomago volte. Discubrirão uma esofagite, mais ja esta curada…. e enfiou na cabeça que tudo que entra pela boca vai fazer mal a ela. So quer tomar remedio na veia.. so que as veias estão muito finas, e é muito difilcio de encontrar. Esta muito depressiva.
    Eu minha outra tia Maria Angelica cuidamos dela praticamente 24 hrs, e ela acha poco, como seria a melhor maneira de ajuda -la …?

  11. Naluh says:

    Frutas cítricas (laranja, tangerina, grapefruit), água de côco e polpa côco verde molinha, sorvetes. Tenta esses alimentos!

  12. para o comentario de Antonella Natacha: fala para a sua tia colocar cateter tipo life port ou porth catch , todos bons para ~quem tem problemas com veias finas. Coloquei e foi muito melhor. A dica natural para amenizar enjoos é cheirar limão, muito bom também. E escaldado de fubá torrado, ajuda muito quando não se tem fome. Abraços e fé em Jesus.

  13. Janet Brandao says:

    Oi, gostei do seu blog.
    estou fudida de medo daquimio e radio. Estou tentando fazer a quimioterapia na Beneficência Portuguesa pelo Sus.. meoprei tbm pelo o Sus.. pq não tenho grana p fazer particular. E aqui entre nós o Sus está uma merda tive que brigar mt p fazer a cirurgia na mama(CA invasivo maligno, sem metástase) Só depois de 120 dias depois de nt baixaria
    Então este negocio de chá de gengibre funciona mesmo. Ou é balela de reveita perfeita? Desculpa ai é que estou antisocial mesmo desaco cheio.. injeção letal seria o melhor pra mim.

    sou Só e estou com 66 anos em Março, e ja de saco cheio de tanta bo. Tenho ate medo de sentir dor, mau estar e de VIVER
    mesmo. Sou obrigada aviver neh?
    Tomara que voce fique bem! Tchau

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *